Exercícios rítmicos para crianças de 3 a 5 anos.

Fonte: Blog Como Educar seus Filhos  Imagem: Pexels

Postagem_131.jpg

Estas atividades ajudarão seu pequeno a imitar padrões rítmicos – e aumentarão suas chances de ler bem.

Recentemente eu gravei um vídeo falando sobre como a música pode ajudar seu filho a aprender a ler. Mencionei estudos que mostram que crianças de 4 a 10 anos que têm mais familiaridade com padrões rítmicos e são capazes de reproduzi-los com certa precisão se saíram melhor nos testes de consciência fonológica, uma habilidade crucial para que elas consigam ler bem.

 

Pensando, então, na importância do aprendizado de padrões rítmicos, decidi ensinar a você alguns exercícios muito simples de imitação de padrões rítmicos.

 

Mas há um detalhe muito importante aqui: antes de fazer tal atividade, seu filho precisa ser exposto à escuta de música de vários gêneros e estilos, com vários ritmos diferentes, para que depois de um longo período de aculturação, um ou dois anos, ele comece a imitar padrões rítmicos e tonais usando o corpo e o canto.

 

Levando em consideração esse período de aculturação, a atividade que apresento aqui é indicada a crianças entre 3 e 5 anos.

 

Passemos para o exercício:

Você terá de se sentar no chão, de frente para a criança, e dizer-lhe o seguinte: “Hoje vamos fazer uma brincadeira de imitação, vamos ver se você está com os ouvidos bem atentos! Vou reproduzir alguns sons e você terá de repeti-los exatamente como eu fizer. Tudo bem?”.

 

Em seguida, reproduza com palmas um ritmo muito simples e breve. Comece, por exemplo, por duas palmas separadas apenas por 2 ou 3 segundos.

 

Então pergunte a seu filho: “Você consegue fazer isso?”. E repita a seqüência de palmas.

Depois bata duas palmas rapidamente com menos de 1 segundo entre elas e peça à criança para reproduzir a seqüência de sons.

 

Aumente gradativamente a complexidade da seqüência. Por exemplo, duas palmas lentas com um longo intervalo entre elas seguidas por 3 palmas rápidas com breve intervalo entre elas.

Um detalhe importante: não espere que o padrão rítmico reproduzido pela criança seja tão preciso quanto o seu, ela ainda está engatinhando no processo de imitação. Algumas, no entanto, já conseguirão fazer imitações mais precisas. Enfim, tudo dependerá da capacidade rítmica de cada criança.

 

Reforçando o que eu disse no começo, essa atividade se destina a crianças que já saíram do período de aculturação e já estão na fase de imitação.

Então é isso, espero que você tenha gostado das dicas deste vídeo.

Equipe ESPAÇOSER

EspacoSER_Logo_Base circular1.png