“Quem é? pode entrar!”: Uma atividade para treinar

o reconhecimento de sons iniciais com seu filho.

Fonte: Como educar seus filhos

Esta é uma atividade que você pode propôr a seu filho de 3 a 6 anos, antes mesmo

dele aprender as letras e seus nomes.

 

Ela desenvolve a consciência fonêmica, mais especificamente a consciência dos sons iniciais das palavras. Saber identificar os “sonzinhos” das palavras (fones) e manipulá-los é uma habilidade muito importante no processo de aprendizado da leitura e da escrita.

 

Quem é? Pode entrar!

DURAÇÃO: 10 a 15 minutos

IDADE RECOMENDADA: 3 a 6 anos

HABILIDADE TRABALHADA: Consciência fonêmica (som inicial)

 

1. Faça uma lista de nomes de familiares, amigos e conhecidos, de maneira que fiquem pelo menos 4 nomes para cada “som” (fone) inicial. Se vocês não conhecerem tanta gente assim, acrescente outros nomes (de personagens de livros, de heróis, de artistas, etc.). Você consultará essa lista para ter à mão vários nomes iniciados com cada “som” durante a realização da atividade.

 

2. Com uma caixa de papelão, confeccione um castelo, uma casa, uma torre, uma caverna ou qualquer outra construção. Se as crianças ajudarem no processo, melhor ainda!

 

3. Agora é hora de começar!

 

4. Diga à criança que naquela casa (ou castelo, ou o que quer que seja) só entram as pessoas cujos nomes começam com o som [m]. ATENÇÃO! Não diga “eme”, não se trata de uma atividade para ensinar o nome das letras, mas o “som” delas. Para tornar a brincadeira mais atraente, crie enredos interessantes para justificar a razão de essas pessoas não poderem entrar. Por exemplo, no castelo, diga que o rei decretou que agora somente as pessoas que começam com [mmm] podem entrar. Na casa, diga que é aniversário da mamãe e ela só convidou pessoas que começam com [mmm].

 

5. Então dê um ou dois exemplos: “O Mmmarcos pode entrar. O Mmmiguel também.”

 

6. A seguir, vá selecionando nomes que começam com outros sons e intercalando com nomes que começam com o “som” [m] e perguntando à criança: “Fulano pode entrar? Maria pode entrar? Bernardo pode entrar? Carolina pode entrar?”

 

7. Faça o mesmo com os outros “sons”. Repita-a diariamente, escolhendo de 1 a 4 sons por dia.

 

ATENÇÃO!

Comece fazendo a atividade apenas com as vogais, que serão mais “fáceis” de perceber para as crianças. Depois, passe às consoantes cujos sons podem ser alongados.

 

As vogais e algumas consoantes como “l”, “m”, “n”, “r”, “v” devem ter seu som alongado: “Ooooolavo”, “Éeeeerica”, “Lllllaura”, “Mmmmmaria”, “Nnnnnivaldo”, “Rrrrricardo”, “Vvvvvanessa”. Já outras consoantes precisarão ter seu som repetido, como “b”, “p”, “d” e “t”: “B-B-Bárbara”, “P-P-Paulo”, “D-D-Daniel”, “T-T-Túlio”.

 

Na hora de escolher os nomes iniciados por consoante, prefira aqueles que iniciem por apenas uma consoante. Evite nomes iniciados por encontros consonantais. (Exs.: BRuno, GRaça, CLara, FLávio, PLínio) , pois serão mais difíceis de distinguir.

Quer saber mais? Fale com Paula Sacomano,

Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial.

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