Gratidão e autoconhecimento ajudam a melhorar

a intercomunicação entre neurônios.

Fonte: Sabiamente / Bruno Ridigolo

Postagem_146.jpg

Imagine os seus hábitos como uma trilha em meio a floresta. Toda vez que você passa por ela, você abre mais o caminho e a trilha fica mais fácil de percorrer.

É assim que os seus neurônios também funcionam.

 

Os neurônios são células nervosas que transmitem e processam informações e estímulos pelo corpo através de impulsos nervosos. A estrutura do neurônio é composta basicamente em três partes: os dendritos, os axônios e o corpo celular.

 

Os dendritos recebem estímulos de outros neurônios e conduzem o corpo celular que contém o DNA e o axônio carrega os impulsos elétricos em alta velocidade em direção aos dendritos dos neurônios vizinhos.

 

Os axônios não tocam os dendritos vizinhos, eles ficam separados por um espaço microscópico chamado de fenda sináptica e assim que o sinal alcança o terminal do axônio, provoca a liberação de um mensageiro químico na fenda chamado neurotransmissor, e assim o mensageiro flutua até o dendrito do outro neurônio, excitando ou inibindo.

 

As alterações na fenda sináptica podem fortalecer e aumentar, ou enfraquecer ou diminuir o número de conexões. Por exemplo, quando alguém aprende algo, diferentes tipos de neurônios são conectados e sempre que a atividade é repetida, os sinais disparam, tornando aquele circuito mais eficiente e diminuindo a distância da sinapse e o caminho que o impulso precisa percorrer. É como um vício.

 

Se você deixa de fazer uma atividade por um longo tempo, as conexões se enfraquecem, porém, essa atrofia pode ser usada a favor para mudar um hábito nocivo.

O otimismo, a gratidão e o pensamento positivo fortalecem conexões neurais e geram emoções elevadas que melhoram a saúde e o bem-estar, enquanto o negativismo, o estresse e o medo também fortalecem conexões que se tornam extremamente nocivas. A estrutura e a função cerebral muda devido a neuroplasticidade.

 

Portanto, se eleve, agradeça, aprenda e vivencie coisas novas para criar novas conexões neurais que irá melhorar a sua saúde, além de adquirir uma reserva cognitiva que irá prolongar a eficiência do seu cérebro e com isso você irá aproveitar de forma plena as oportunidades e fazer a diferença na vida das pessoas devido ao seu estado de espírito elevado.

 

A psicoterapia é extremamente benéfica e proporciona autoconhecimento para mudar seus hábitos e lidar com suas sombras e aflorar as sua virtudes. Invista em si mesmo.

Quer saber mais? Fale com Luciana Lauretti.

Psicóloga Cognitivo Comportamental.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png