Dicas de manejo comportamental na escola.

Fonte: Sabiamente

Qual professor ou educador que não tem uma história de alunos com comportamento inadequado em sala de aula, e precisou de ajuda e estratégias para conseguir o manejo?

 

A Psicóloga Comportamental da SabiaMente dá algumas dicas para ajudá-los.

 

DICAS:

– Deve-se reforçar positivamente os comportamentos adequados e NÃO se deve reforçar os comportamentos inadequados. Quando ocorrer um comportamento inadequado, deve-se ensinar o comportamento adequado que é esperado. Repete-se o ensino todas as vezes que sejam necessárias e controla-se o ambiente para evitar que eventos do ambiente determinem, propiciem ou favoreçam a emissão de problemas de comportamento ou comportamentos inadequados.

 

– As recompensas só devem ser dadas à criança se ela apresentar um comportamento adequado, pois ela poderá aprender que não precisa respeitar e cumprir a instrução / regra dada pelo professor porque, mesmo assim, haverá uma consequência positiva.- Deve-se prestar atenção para o tipo de estímulo que a criança gosta ou prefere para usá-lo como reforçador.

 

– Reconhecer um comportamento e entender o que acontece antes e depois.

   O que acontece depois, a consequência, pode ser reforçadora ou não.

 

– Uso de instruções claras, diretas e simples para cada tarefa orientada

 

– Uso de estímulos visuais para o estabelecimento de rotina e instruções

 

– Ensino de comportamentos de obediência a regras

 

– Ensino de comportamentos de solicitação

 

– Estímulo ao desenvolvimento da autonomia e da independência

 

– Controle de estímulos antecedentes e consequentes para facilitar

    a emissão de comportamentos adequados

 

– Uso de avaliação da funcionalidade do comportamento

 

– Utilização de reforçamento positivo para modificação de comportamento

 

– Alunos com TEA que têm deficiência intelectual precisam

    de currículos adaptados (sobrepostos)

 

– Fragmente a instrução ou informação em partes menores para aumentar a atenção.

 

– Use estratégias visuais para ajudar a criança a obter atenção e entendimento.

 

– Ensine como usar os olhos e o corpo para ouvir.

 

– Estimule o aluno a entender o conceito de se colocar no lugar do outro

   e estimule-o a se colocar no lugar dos coleguinhas.

 

 – Ensine uma resposta clara de iniciação.

 

 – Recompense sucessos.

 

 – Ajude o aluno a ter acesso a novas informações e a novos comportamentos.

 

– Demonstre para a criança que, quando ela diz uma palavra inteira (ou frase, a depender da 

   criança), de forma clara, ela consegue mais rapidamente o que quer do que quando

   faz gestos ou diz outras palavras não relacionadas ao que quer.

 

– Combine o interesse da criança com a atividade. Faça cartazes com o nome, desenhos

   e/ou figura das atividades; deixe a criança escolher qual ela quer realizar ou a ajude na

   escolha; realizem a atividade juntos. Quando a criança estiver motivada,

   tente fazê-la dizer a palavra.

Quer saber mais? Fale com Nair Garcia

Psicóloga Clínica

EspacoSER_Logo_Base circular1.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

11 97018.4621  11 99105.4551

silperez@terra.com.br  lucblauretti@gmail.com

Calçada das Tulipas, 5 / 2° Andar

Centro Comercial de Alphaville  Barueri  SP