Tripulante de submarino dá dicas para

enfrentar o isolamento.

Fonte: Sempre Família e Gazeta do Povo

Postagem_232.JPG

Para trazer um pouco de perspectiva ao isolamento atualmente imposto pelas medidas

de contenção do Coronavírus, Bailey decidiu compartilhar algumas dicas.

 

O marinheiro Jon Bailey está acostumado a passar semanas e até meses trancafiado num cilindro metálico sob as ondas. Para sobreviver a essa rotina extenuante e trazer um pouco de perspectiva ao isolamento atualmente imposto pelas medidas de contenção do coronavírus, Bailey decidiu compartilhar, pelo Twitter, algumas dicas.

 

Rotina

Antes de mais nada, estabeleça uma rotina. Dentro do submarino, diz ele, as pessoas sabem qual o dia da semana só por causa do cardápio. Ele aconselha a todos que estabeleçam uma rotina, escrevam-na e se mantenham fiéis a ela. “Divida seu dia entre trabalho, descanso, exercícios, refeições e passatempos. Faça o mesmo para as crianças.

 

Privacidade

No submarino, diz Bailey, o único lugar onde a pessoa tem privacidade é em seu lugar no beliche. Até por isso ele sabe o quanto é importante ter um espaço só para si. “No meio da rotina”, aconselha ele, “dedique um espaço e um tempo só para vocês”. Na privacidade, faça o que lhe dá prazer: assista a filmes, leia, reze, faça ioga, monte quebra-cabeças. Qualquer coisa que o ajude a manter o moral elevado.

 

Alimentação

“Reserve tempo para preparar as refeições”, aconselha Bailey. Para ele, uma mistura saudável de períodos de “jejum” e refeições fartas impedirão que se engorde muito durante este período. Ajuda ainda aliar alimentação e rotina, criando um cardápio fixo para cada dia da semana, como Segundas do Filé, Sextas do Peixe e Sábados da Pizza.

 

Exercícios

Submarinos têm espaços reduzidos para que os tripulantes se exercitem. Mas eles dão um jeito, então você também pode dar. Nada o impede de fazer meia hora de exercícios por dia. Há vários canais no Youtube que oferecem aulas para atividades físicas em espaços reduzidos. E, quando possível, dê uma volta pelas redondezas (tomando todas as precauções devidas, claro).

 

Limpeza

É importante manter a casa limpa e organizada durante o isolamento. Inclua a limpeza e organização da casa na sua rotina e a siga.

 

Conecte-se

Até mesmo nos períodos em que o rádio fica em silêncio recebemos telegramas semanais de nossos entes queridos”, diz Bailey. Isolar-se fisicamente por causa do coronavírus não significa interromper as comunicações com o mundo externo. Tire proveito da tecnologia e converse e expresse seu amor e carinho pelos que o cercam.

 

Perspectiva

Assim como as patrulhas a bordo do submarino, isso um dia acabará”, diz Bailey, acrescentando que, apesar de ser um período difícil, é melhor do que navegar submerso desviando de minas. “Não fique obcecado com o noticiário ou com as discussões pelo Twitter”, aconselha ele. “Atenha-se às coisas de que você gosta e faça planos para o futuro.

EspaçoSER

EspacoSER_Logo_Base circular1.png