Fonte: Blog Como Educar Seus Filhos

No vídeo de hoje, o prof. Robson Furlan ensina uma brincadeira super divertida para desenvolver a consciência corporal e a coordenação olho-mão de seu filho de 2 a 6 anos.

 

Neste vídeo você vai aprender uma brincadeira divertida, que contribuirá para o desenvolvimento da consciência corporal e também da coordenação olho/mão do seu filho.

 

“Vai andando que vou atrás de você… Muito bem! Você está muito bom nisso, Francesco. Isso aí! Ah, vamos salvar a cidade!”

 

Você já percebeu que as crianças, quando estão brincando com algum objeto, costumam transportá-lo de um lugar para outro com bastante freqüência? Os meninos pegam seus super-heróis e os transportam daqui para li, as meninas fazem o mesmo com as suas bonecas, como se estas pudessem andar.

 

Isso é muito legal!

 

Quero propor então que você participe da brincadeira com seu filho, que você interaja com ele. Aproveitando essas situações em que ele está transportando, brincando com algum objeto, desenhe um caminho no solo, utilizando linhas retas ou linhas curvas, e peça para o seu filho transportar o brinquedo do início ao fim desse caminho. Você também pode usar fita crepe ou cordas para fazer o caminho.

 

Você pode transportar outro brinquedo ou objeto logo atrás do brinquedo do seu filho, terminando também o percurso do início ao fim. Ou então, se você preferir, apenas estimule seu filho verbalmente a completar o caminho.

 

O segredo para que essa atividade contribua para o desenvolvimento da consciência corporal, do domínio corporal, do seu filho é que você o estimule a se deslocar de maneiras distintas. Por exemplo: de joelhos ou então agachado.

 

E para contribuir para o desenvolvimento da coordenação olho/mão, você vai manipular o tamanho dos objetos e também as formas. Em vez de deslocar o herói, ou qualquer outro brinquedo, ou então a boneca, seu filho poderá deslocar uma bola de futebol, por exemplo. Objetos de diferentes tamanhos e diferentes formas.

 

Para deixar a atividade ainda mais atraente e envolvente para o seu filho, e talvez até mais desafiadora, você pode criar um enredo. Crie uma história com seu filho.

 

Por exemplo, se ele gosta muito de carrinhos de corrida, você pode dizer a ele que vocês estão numa corrida de Fórmula 1; ou se ele gosta muito das histórias de heróis, você pode dizer a ele que vocês estão atravessando uma ponte, que o caminho é uma ponte e que vocês precisam salvar a cidade que está do outro lado da ponte.

“3, 2, 1… Vai lá!

 

O Francesco começou jogando a bola. Vai, Francesco, vai, Francesco! Vaai Franceesco! Vamos ver se o Francesco vai fazer um gol…”

 

Lembrando: manipule a forma de deslocamento e o tamanho e a forma dos objetos.Assim, você vai contribuir muito para o desenvolvimento da consciência e do domínio corporal do seu filho, e também para a melhora da coordenação olho/mão.

 

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Um abraço e fique com Deus.

Robson Furlan é professor de Ginástica Artística na Escola Mundo do Balão Mágico, em Londrina/PR. É graduado em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina.

Quer saber mais? Fale com Silvana Perez, Pedagoga,

Psicopedagoga e Mestre em Educação.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

11 97018.4621  11 99105.4551

silperez@terra.com.br  lucblauretti@gmail.com

Calçada das Tulipas, 5 / 2° Andar

Centro Comercial de Alphaville  Barueri  SP