Fonte: Como educar seus filhos / Carlos Nadalim

O prof. Carlos Nadalim ensina duas brincadeiras super simples que ajudarão seu filho a desenvolver uma fala mais articulada e clara.

 

Neste vídeo vou ensinar a você mais duas atividades para ajudar seu filho a controlar a respiração.

Resolvi fazer isso depois da repercussão positiva do último vídeo que gravei abordando o assunto.

 

As atividades que trago aqui vão encorajar seu filho a aprender a controlar principalmente a intensidade, o ritmo e a direção do sopro e também vão estimular a motricidade orofacial dele.

 

No meu livro Linha, Agulha, Costura: Canção, Brincadeira, Leitura, a canção “Fumaça”, que é um verdadeiro sucesso, convida a criança a pronunciar o valor fonológico da letra f,

o sonzinho da letra f, assim:

 

“Fumaça; o trem solta fumaça; por onde ele passa, todo mundo acha graça”.

 

E o andamento dessa música muda duas vezes, acelerando a velocidade da canção, e quando isso acontece, as crianças precisam pronunciar o valor fonológico da letra f mais rápido.

Tudo isso foi feito de caso pensado. Eu, Chico e Estêvão queríamos que as crianças brincassem

com o ritmo e a velocidade de emissão desse valor fonológico, do sonzinho da letra f.

 

A canção “Fumaça” esconde outros segredos, mas isso não vem ao caso agora.

Eu disse tudo isso para que você entenda a primeira atividade que selecionei para este vídeo,

que se chama O Trem Solta Fumaça.

 

Você já viu um trem limpando uma mesa, por exemplo?

Lá em Minas isso é muito fácil, porque para os mineiros qualquer coisa é um trem.

Eu tenho um amigo mineiro que me diz que tudo lá é trem.

Por exemplo, quando um mineiro diz que pegou um trem para limpar uma mesa, no fundo ele quer dizer que pegou pano para limpar uma mesa; não é mesmo?

 

Então, nesta brincadeira seu filho vai se transformar num trem que vai soltar fumaça para todos os lados, para todos os cantos da mesa, e ele terá de limpar uma mesa suja de plumas como estas.

Espalhe as plumas sobre a mesa e peça para seu filho sentar-se no canto da mesa, adotando

uma posição ereta, com as mãos atrás das costas.

 

Essa posição ereta vai proporcionar um movimento de inspiração profunda, para que ele trabalhe

a respiração diafragmática.

 

Ao ouvir a palavra já, o trem vai começar a soltar fumaça para todos os lados, fazendo com que as plumas caiam no chão.

Enquanto o trem limpa a mesa, soltando fumaça para todos os lados, ele pode cantarolar a canção “Fumaça”, assim:

 

“Fumaça, /f/f/f/; o trem solta fumaça, /f/f/f/; por onde ele passa, /f/f/f/;

todo mundo acha graça,  /f/f/f/”.

“Já!”, “/f/f/f/, /f/f/f/, /f/f/f/.”

 

Muito bem. Você notou que seu filho terá de controlar, sobretudo, a intensidade,

o ritmo e a direção do sopro.

Para encerrar, passemos para a segunda atividade, em que o trem vai continuar soltando fumaça,

só que de uma maneira diferente: em vez de derrubar as plumas no chão, o objetivo agora é sustentar uma bolinha no ar, o máximo que conseguir.

 

Para tal atividade você vai precisar de um canudinho, de uma bolinha de isopor e de uma tesoura para cortar uma das pontas do canudo.

 

Mais uma vez seu filho terá de controlar a intensidade e o ritmo do sopro, para manter a bolinha no ar.

Essa atividade é muito atraente porque as crianças observam a bolinha flutuando e notam imediatamente o resultado do sopro delas.

 

Então é isso!

Espero que você tenha gostado dessas atividades.

Fique com Deus e até a próxima.

Quer saber mais? Fale com Paula Sacomano,

Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png