Fonte: Como educar seus filhos / Carlos Nadalim

Neste vídeo vou ensinar a você duas atividades que, além de muito divertidas, vão estimular a linguagem de seu filho, ajudando-o a controlar a respiração.

 

Respiração e voz estão intimamente relacionadas, conectadas, pois, para controlar a fala, articulando as palavras com mais clareza, com mais desenvoltura, por exemplo, saber respirar é uma das condições básicas.

 

Tanto isso é verdade que alguns dos distúrbios de fala, que afetam crianças e adultos, são causados muitas vezes pela falta de domínio da respiração.

 

Controlar a respiração também ajuda as crianças e os adultos a ficarem mais tranquilos, mais calmos, sobretudo quando utilizamos a respiração diafragmática.

Quando você está diante de uma pessoa muito agitada, nervosa, tensa, o que você diz a ela, a fim de tranquilizá-la (até de forma inconsciente)?: “Respire fundo!”

 

Portanto, controlar a respiração é muito importante para falar com mais desenvoltura e também para acalmar-nos.

 

Então, neste vídeo vou ensinar a você duas atividades para que seu filho comece a controlar a respiração e, consequentemente, usufrua os benefícios que acabei de mencionar.

 

A primeira atividade é uma corrida na qual seu filho vai soprar uma bolinha de ping-pong em uma canaleta. Você vai precisar de uma bolinha de ping-pong como esta e de uma canaleta como esta aqui.

 

Comece a atividade posicionando a bolinha em uma das extremidades da canaleta e encoraje, em seguida, seu filho a soprá-la até a outra extremidade, até a outra ponta. Ajude-o dizendo: “Filho, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca, soprando a bolinha com muita força”.

 

Ao soprar a bolinha de ping-pong, seu filho vai associar a intensidade do sopro com a velocidade da bolinha, do objeto, vai notar a direção do sopro, e assim por diante.

 

A segunda atividade é uma espécie de variação da primeira.

Trace no chão uma linha de partida e outra linha de chegada. Em seguida peça para seu filho se posicionar com a bolinha atrás da linha de partida. Ao sinal de largada, deslocando-se em seis apoios (pés, joelhos e mãos) e soprando a bolinha ao mesmo tempo, ele terá de conduzi-la até a linha de chegada.

 

Note como nesta atividade seu filho terá de controlar com muito mais cuidado a intensidade e a direção do sopro.

 

Já!”, “Gol!”

 

Um detalhe importante: para tornar a atividade mais atraente, você pode competir com seu filho; vence quem conduzir primeiro a bolinha até a linha de chegada.

 

São essas as atividades que selecionei para o vídeo de hoje; longe de mim a pretensão de esgotar o assunto num único vídeo, apresentando apenas duas atividades. Há outras atividades parecidas, cujo propósito também é ajudar as crianças a controlar a respiração para que melhorem a desenvoltura na fala e também fiquem mais calmas.

 

Mas isso já é um assunto para outro vídeo.

Então é isso, fiquem com Deus e até a próxima.

Quer saber mais? Fale com Denise Paschoali,

Fonoaudióloga especializada em distúrbios da linguagem.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

11 97018.4621  11 99105.4551

silperez@terra.com.br  lucblauretti@gmail.com

Calçada das Tulipas, 5 / 2° Andar

Centro Comercial de Alphaville  Barueri  SP