Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo

de futebol... e o dente quebra.

Fonte: Portal Terra

Imagem: Pixabay

Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para

que os danos não sejam maiores.

 

Segundo o dentista Joel dos Santos, o melhor a fazer é guardar o pedaço do dente fraturado.

“É indicado guardar o fragmento em leite, água ou soro fisiológico e procurar imediatamente

o seu dentista”, diz.

 

Não se esqueça de retirar a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpar com água morna. Se o dente quebrou depois de uma colisão ou pancada no rosto o indicado, também, é colocar uma compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço.

 

“Fique tranquilo, porque é possível recuperar o dente quebrado, com excelente qualidade estética, e mesmo se você perder o pedaço do dente quebrado, ainda há solução”, garante o especialista.

 

Situações especiais

 

Nem sempre o dente quebra ao comer uma maçã em casa. Às vezes, o acidente é mais grave ou longe de casa. Para essas ocasiões atípicas, existem algumas dicas para manter tudo sob controle.

 

Como estancar o sangue?

Faça compressão (aperto) com gaze, algodão ou algum material do tipo. “De preferência com água oxigenada”, recomenda Joel.

 

Se a língua foi cortada, é melhor ir ao hospital antes de ir ao dentista?

Pode-se ir diretamente a um dentista com especialidade em cirurgia bucomaxilo. “Caso necessite de pontos o dentista está habilitado a suturar, contudo se a lesão for muito grande procure o pronto socorro mais próximo”, indica a dentista Melissa Maeda, da clínica Sorridents.

 

Caso esteja acampando, e a cidade mais próxima fica muito distante,

o que é recomendado fazer?

Estanque o sangue com gelo. Se conseguir pegar o pedaço do dente fraturado é indicado guardar o fragmento em leite ou soro fisiológico e procure imediatamente o seu dentista. “Caso não tenha esses produtos, coloque o fragmento em água ou saliva”, diz Melissa.

 

Como escolher o dentista se estiver viajando?

Preferencialmente um profissional com especialidade na área de dentística. “É indicado buscar informações com pessoas ou clínicas que tenham referencia na cidade visitada”, aconselha Joel.

 

Como é a manutenção de um dente quebrado?

Dentes quebrados precisam ser monitorados para verificar se não há complicações tardias.

Após prestar os cuidados iniciais o profissional definirá o intervalo entre as visitas para controle, variando de 15 dias a 90 dias. “Se for possível reconstruir o dente usando apenas resina é importante o controle normal de qualquer restauração e a troca só será necessária caso haja infiltração, desgaste ou alteração da cor”, explica Melissa.

 

Existem precauções para não quebrar o dente?

Evitar comidas muito duras. Pacientes que praticam esportes de contato (boxe, futebol e etc.) devem utilizar protetores bucais que distribuem a força do impacto de forma a não fraturar os dentes.

Melissa lembra que o correto posicionamento dental na boca também diminui o risco de fratura em casos de acidentes.

Quer saber mais? Fale com Dr. Frenando Lauretti.

Cirurgião dentista, especialista em Endodontia, Estética e Clínica Geral.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png