O Papel do Psicopedagogo no tratamento do Autismo.

Imagem: Pixabay / lourdesnique

Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma criança autista necessita, a  intervenção psicopedagógica

é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual dos “anjos azuis”.

 

O desconhecimento acerca da atuação do Psicopedagogo por parte dos pais e professores, impede a oportunidade de otimizar a aprendizagem, através do estímulo, descoberta de potencialidades, reabilitação cognitiva, socialização, treino comportamental através do lúdico, o que garante um avanço extraordinário no desenvolvimento do aprendizado e, consequentemente, no rendimento escolar.

 

O Psicopedagogo, além de investigar, detectar e intervir nas causas que estão levando ao fracasso escolar

e os fatores que limitam o aprendizado, atua na orientação dos familiares quanto as suas posturas e também

os profissionais envolvidos diretamente com esse aluno autista.

 

O Psicopedagogo, precisa, além do seu conhecimento teórico- prático, ter a sensibilidade em compreender

que uma criança autista aprende, mas também ensina, pois toda a bagagem que ele carrega consigo deve ser considerada.

 

Através desse conhecimento, respeitando suas limitações, é possível aprender e ensinar. Cabe ao Psicopedagogo intermediar o relacionamento entre o que ensina e o que se aprende na construção de um vínculo prazeroso e saudável.

 

A criança autista tem aversão a ambientes agitados e desorganizados, então, é importante trabalhar o tom de voz.

A fala deve ser serena, explícita e pausada. Seus interesses restritos são ferramentas preciosas para o psicopedagogo trazer à sessão a atenção da criança e possibilitar a socialização e o aprendizado.

 

É de vital importância tratá-lo pelo nome e comunicar de forma simples a atividade proposta e antes de propor,

o psicopedagogo deve executá-la.

 

O jogo é o melhor e mais completo instrumento a ser utilizado, resgatando e preparando para aprendizagem, visto que ele abrange os três estilos de aprendizagem; visual, auditivo e sinestésico, desenvolvendo, assim, a cognição, competências fundamentais para o futuro.

 

Dessa forma, contribuirão para melhor desempenho do autista e para integração das várias dimensões

do seu conhecimento afetivo, motor, cognitivo e social.

Quer saber mais? Fale com Silvana Perez, Pedagoga,

Psicopedagoga e Mestre em Educação.

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