top of page
  • Revista Crescer

4 animações sobre autismo para assistir com as crianças.

Fonte: Revista Crescer

No mês do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, selecionamos quatro filmes e séries, disponíveis em plataformas de streaming, para conversar com os pequenos sobre o assunto.


Falar com as crianças sobre diversidade e as diferenças entre cada um de nós é sempre importante e filmes e séries podem ser uma boa maneira de começar essas conversas.


No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado todos os anos no dia 2 de abril, selecionamos quatro filmes e séries que retratam pessoas no espectro de forma sensível e cuidadosa.


Separe a pipoca e aproveite essas histórias únicas, disponíveis em plataformas de streaming, com os pequenos:

1- Pablo (2017)

Na série animada, o protagonista é um menino de 5 anos com transtorno do espectro autista (TEA), que se expressa através da arte. Seus desenhos criativos ganham vida e se tornam seus companheiros, ajudando-o a transformar os desafios do dia a dia em aventuras fantásticas e encarar o mundo real com segurança, enfrentando seus medos e ansiedades.

Onde assistir: Disney+


2-Float (2019)

A animação de 6 minutos explora a relação entre um menino que consegue voar e um pai que o isola para protegê-lo de olhares intrusos e comentários maldosos. “Float basicamente é sobre o meu relacionamento com meu filho que é autista”, disse Rubio em entrevista à Crescer no Estúdio da Pixar, em São Francisco. “No começo eu não sabia como lidar com isso e minha esposa sugeriu que eu contasse uma história. É uma coisa que eu precisava fazer independente de qualquer coisa. No curta, voar é uma metáfora para a diferença. É sobre aceitar, encorajar e celebrar o que seu filho tem diferente”, disse.

Onde assistir: Disney+


3-Loop (2020)

A animação de 12 minutos se destaca por trazer como protagonista uma personagem autista não verbal. No curta, a menina e um amigo tentam fazer um passeio de canoa, mas, por causa das dificuldades para se comunicar, acabam ficando à deriva no meio de um lago. Eles só conseguem sair quando aprendem a trabalhar em equipe e ver o mundo através do olhar um do outro.

Onde assistir: Disney+


4-Boy in the woods (2020)

O curta brasileiro de 12 minutos foca na relação entre um menino autista e seu pai. Na animação, que não tem falas, o pequeno se perde em uma floresta e o pai precisa achar uma forma de se conectar emocionalmente com o filho, entendendo como ele pensa, para ser capaz de encontrá-lo.

Onde assistir: Youtube



5 visualizações0 comentário
bottom of page