top of page
  • Afinando o Cérebro

5 maneiras de fazer seu filho prestar mais atenção.

Fonte: Afinando o Cérebro

Você já precisou chamar a atenção do seu filho para que ele preste mais atenção? Nos estudos, em alguma atividade da casa ou mesmo durante o almoço em família, as situações são inúmeras e preocupam muitos pais.


Os diversos estímulos a que crianças e adolescentes estão expostos podem contribuir para que tenham mais dificuldade em manter o foco por um período razoável, refletem negativamente na execução de tarefas simples e até mesmo no desempenho escolar.

Mas como ajudar?


Sozinhas as crianças não conseguem desenvolver a capacidade de foco para prestar mais atenção, é nesse momento que pais e cuidadores precisam entrar em ação. Para ajudar, separamos 5 dicas que vão ajudar seu filho a prestar mais atenção.


1. Faça uma coisa de cada vez

As crianças nascem cercadas por diferentes estímulos e estão cada vez mais conectadas, o que pode gerar a falsa impressão de que é fácil ser multitarefa e que podem fazer mais de uma coisa por vez, como terminar a lição de casa enquanto assiste a um desenho na televisão. Por isso, é preciso mostrar a importância de realizar uma atividade por vez, pois quando a criança realiza diversas coisas simultaneamente o cérebro tende a se acostumar com o excesso de estímulos.


Assim, quando ela precisa se concentrar em algo específico, simplesmente não consegue. Na hora das tarefas escolares por exemplo, não vale manter a televisão ligada. Se estiver assistindo o desenho favorito, então não é o melhor momento para mexer no celular. Começou a ler um livro? Hora de desligar a música. Desse modo, ensinamos as crianças a focar naquilo que interessa no momento.


2. Organize o tempo

Crianças precisam de rotina e previsibilidade para se sentirem seguras e consequentemente conseguirem se concentrar melhor no que estão fazendo. Sente com seu filho e crie um quadro de rotina, com horários definidos para brincar, jogar, estudar, assistir televisão. Assim, ele terá mais facilidade para prestar atenção.


3. Envolva seu filho nas atividades da casa

Nada melhor que o ambiente familiar para ajudar seu filho a desenvolver a habilidade de foco. Convide-o para ajudá-lo no preparo do almoço, dê uma lista de ingredientes necessários para fazer aquela receita que todos da casa amam e mostre a importância de não esquecer nada para que o prato fique delicioso.


4. Hora de exercitar o foco

Sim, é possível treinar o foco e aprender a prestar atenção. C omo qualquer habilidade, é possível aprimorar, aprender a fazer do modo correto. E não é preciso esperar o momento das tarefas, seu filho pode exercitar o foco em diferentes atividades. Até mesmo na hora de assistir televisão.


Que tal combinar com ele que ao final do desenho vocês conversarão sobre o que aconteceu com os personagens?

Vale até pedir para que a criança reconte a história e faça um desenho sobre o que acabou de assistir.


5. Seja um exemplo

De nada adianta exigir que seu filho preste atenção e faça uma coisa de cada vez, se no dia a dia você não consegue fazer o mesmo. As crianças observam tudo que acontece ao redor. Portanto, se estiver conversando com seu filho, guarde o celular.

É hora do jantar?


Desligue a televisão e curta o momento da refeição com as crianças. Será muito mais fácil para elas fazerem o mesmo, a partir do exemplo dos pais.

Pode até ser difícil em um primeiro momento, mas vale a pena trilhar esse caminho ao lado dos filhos. Eles certamente terão mais facilidade para prestar atenção desenvolver suas tarefas.



9 visualizações0 comentário
bottom of page