Fonte: Sempre Família
As interações com o meio servem de grande estímulo para a aprendizagem das crianças. É por isso que a escola é tão importante para o desenvolvimento cognitivo.
Um ambiente adequado, com mesas e cadeiras apropriadas, brinquedos e, principalmente, o convívio com outras crianças, servem de combustível para que possam adquirir e reter conhecimento.
Neste ano, com pandemia do novo coronavírus e as aulas virtuais, é inegável que o aprendizado ficou comprometido em vários aspectos.
Para Hélio Werniski Wolff, professor de educação infantil, aprender passa pelo corpo e, mais ainda, pelas emoções. “Memória afetiva, comunicação, oratória e fala são muito exercitadas no convívio com os colegas”, afirma. De acordo com ele, esses últimos meses têm sido um desafio para mestres, alunos e pais.
“Nas aulas online precisamos contar muito com a ajuda dos pais, que precisaram de mais presença de qualidade com os filhos, mas ainda assim tivemos muitas perdas na aprendizagem”, avalia o professor.
A diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vicente Vogel, também defende que a escola permite socialização, estimulando o desenvolvimento de empatia, cooperação e competências para o exercício da cidadania.
“É com nossos pares que aprendemos a lidar com as frustrações, a negociar os limites, defender e ceder espaços. Sem isso, é muito complexo entender, por exemplo, que a liberdade tem uma relação direta com a responsabilidade”, diz Acedriana.
Comments