top of page
  • Sempre Família

Como a falta de aulas presenciais afeta o desenvolvimento cognitivo das crianças.


Fonte: Sempre Família


As interações com o meio servem de grande estímulo para a aprendizagem das crianças. É por isso que a escola é tão importante para o desenvolvimento cognitivo.


Um ambiente adequado, com mesas e cadeiras apropriadas, brinquedos e, principalmente, o convívio com outras crianças, servem de combustível para que possam adquirir e reter conhecimento.


Neste ano, com pandemia do novo coronavírus e as aulas virtuais, é inegável que o aprendizado ficou comprometido em vários aspectos.


Para Hélio Werniski Wolff, professor de educação infantil, aprender passa pelo corpo e, mais ainda, pelas emoções. “Memória afetiva, comunicação, oratória e fala são muito exercitadas no convívio com os colegas”, afirma. De acordo com ele, esses últimos meses têm sido um desafio para mestres, alunos e pais.


“Nas aulas online precisamos contar muito com a ajuda dos pais, que precisaram de mais presença de qualidade com os filhos, mas ainda assim tivemos muitas perdas na aprendizagem”, avalia o professor.


A diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vicente Vogel, também defende que a escola permite socialização, estimulando o desenvolvimento de empatia, cooperação e competências para o exercício da cidadania.


“É com nossos pares que aprendemos a lidar com as frustrações, a negociar os limites, defender e ceder espaços. Sem isso, é muito complexo entender, por exemplo, que a liberdade tem uma relação direta com a responsabilidade”, diz Acedriana.

7 visualizações0 comentário
bottom of page