top of page
  • VivaBem / UOL

Como controlar as amizades de nossos adolescentes?

Fonte: VivaBem UOL

Qual pai nunca se perguntou isso? Como controlar amizades, amigos, saídas? Um ditado antigo, porém, muito atual, "Me diga com quem andas, que te direi quem és".


Se dermos bons valores morais para nossos filhos não teremos que controlar as amizades, pois a amizade se firma quando há afinidades semelhantes. Uma boa saída para conhecer os amigos dos filhos é a aproximação, convidá-los sempre para estar em sua casa é uma boa maneira de conhecê-los um pouco melhor.

Em relação aos pais, como ocupar o tempo livre que antes era dedicado aos cuidados de uma criança?

É importante que saibam que os filhos fazem parte da vida, mas não são a vida deles. Buscar investir em outras questões na vida tão importante quanto os filhos, como a carreira profissional, o relacionamento afetivo, com os amigos e familiares, com a prática de esportes e lazer, enfim, que procurem outras maneiras de satisfação, pois isso também tirará dos filhos o peso de ter que satisfazer as expectativas dos pais.


O que fazer para não sufocar o filho?

Os pais devem incentivar os filhos a pensar antes de fazer algo. Três perguntas básica, mas importantíssimas devem ser respondidas. Quero? Devo? Posso? Incentivá-los a responder as três perguntas com sinceridade, pois tem coisas que eu devo, mas não quero, coisas que eu quero, mas não posso, e coisas que eu posso mas não devo. Ensina-los a fazer esse exercício incentiva que tenham liberdade com responsabilidade e não sufocando-os.


Qual a importância dos limites na educação dos filhos?

Cada etapa da vida pede um tipo de limites. A mãe do bebê, desde seu nascimento, procura acolhê-lo, amamentá-lo, satisfazendo suas necessidades básicas para que sobreviva e é através do choro que ele se comunica com o mundo. Resultado, toda vez que chora alguém mais cedo ou mais tarde vem satisfazer suas necessidades.


Quando esse bebê cresce, continua usando o mesmo mecanismo, pois funcionou até o momento, mas agora é porque quer um brinquedo ou fazer algo que não pode. Nesse momento os pais devem ser firmes no "não", eles precisam começar a implantar novos limites. Os limites começam a serem implantados quando bebe, porém, necessitam ser mantidos durante a vida toda, afinal não há como viver sem eles.



2 visualizações0 comentário
bottom of page