top of page
  • Sabiamente

Crônica sobre aprendizagem.


Fonte: Sabiamente


Desatenção ou dificuldade para aprender?

Recebi uma mãe no consultório muito angustiada.

Meu filho de 8 anos, está no 3° ano e está muito desatento, com dificuldades na escola e eu não sei com o ajudar. Li algumas coisas sobre o tdah (déficit de atenção e hiperatividade) e acho que ele tem.


Poderíamos fazer uma avaliação, porém pedi para a mãe falar um pouco mais.

No 1° ano ele estava numa sala com mais 30 alunos e pela dificuldade dele, não buscava auxílio da professora, era mais quieto e acabava ficando na sua carteira sem 'dar trabalho ' na sala de aula, porém não conseguia acompanhar os colegas em relação a aprendizagem.


No 2° ano mudou para outra escola, para ver se melhorava, mas lá as crianças já estavam num processo muito mais adiantado, pois já liam e escreviam com letra cursiva enquanto ele mal escrevia palavras simples como MACACO em letra bastão e lia palavras de sílabas simples.


Este ano a mãe me procurou queixando-se de desatenção.

Mas como ter atenção numa sala de aula em que está muito distante dos colegas? Isso acontecerá com qualquer um de nós se estiver sendo obrigado a ficar num ambiente que não consegue acompanhar.


O problema dele possivelmente está relacionado à dificuldade no processo de alfabetização e não na atenção.

Sugeri que fizesse uma avaliação com a fonoaudióloga especialista em leitura e escrita e que possivelmente em 6 meses a dificuldade estaria sanada.


Coloquei para a mãe que primeiro iríamos resolver o problema da dificuldade na alfabetização que é a base e depois conversaríamos.


Veja a importância de ouvirmos a história pregressa com bastante atenção, pois se eu ficasse com o relato inicial da mãe que aqui foi resumido, com certeza poderia ter feito uma avaliação baseada na superficialidade.

Profissionais precisam dedicar tempo nesta conversa com os pais e estes precisam ter espaço para colocar o que sentem e percebem.

Vamos ouvir a fundo as queixas. Desatenção está presente em vários outros casos além do TDAH.


7 visualizações0 comentário
bottom of page