Fonte: Afinando o Cérebro
e diversas pesquisas científicas já comprovaram que a aprendizagem requer manipulação da informação, interação com a memória de longo prazo, e simultaneamente, armazenamento e processamento da informação.
Você sabia que é possível melhorar a memória com treino?
Sim, é possível! Quanto mais estímulos você oferecer ao cérebro mais fácil será manter a memória ativa e em pleno funcionamento. Esse é um processo que demanda energia do cérebro, pois diversos processos são acionados.
No caso das crianças, é importante ensiná-las desde cedo a usar a memória, com brincadeiras e jogos. E quanto mais as atividades forem feitas melhor, pois a repetição ajuda no treino da memória.
Selecionamos três dicas de brincadeiras que podem ser feitas em casa, ainda no ritmo das férias que ao mesmo tempo vão preparar a memória dos pequenos para o retorno à escola.
O que falta aqui?
Faça desenhos que sejam familiares à criança, mas deixe faltar algum elemento.
Por exemplo, se desenhar uma casa, deixe uma porta faltando e aumente o grau de dificuldade, de acordo com a idade da criança ou à medida que a atividade fique fácil.
Você sabe imitar?
Você fará uma sequência de gestos que deverão ser imitados pela criança na sequência. Comece com gestos simples e fáceis de imitar, como tapar os olhos por exemplo e vá acrescentando movimentos à sequência como tapar os olhos, levantar a perna e colocar a mão sobre a barriga. Quanto mais gestos a criança conseguir imitar,
mais pontos ela faz.
Agora é a sua vez de contar
Leia uma história para seu filho, vá mostrando as imagens do livro e ao terminar
ele terá o desafio de contar para você o que ouviu.
Se for difícil, dê dicas que possam ajudá-lo a continuar com a narração. Como por exemplo, “eram três porquinhos e eles precisavam construir uma casa....”.
Comments