top of page
  • Revista Prosa e Verso

Projeto disponibiliza online histórias tradicionais indígenas.


Fonte: Revista Prosa e Verso


Uma mistura de animação e live action traz o encanto das histórias tradicionais Kadiwéu, Kuikuro e Javaé às mais diversas telas. O material faz parte do projeto Mitos Indígenas em Travessia, que já disponibilizou online a produção desenvolvida a partir de oficinas de audiovisual ministradas aos jovens da Aldeia São João (Terra Indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul), Aldeia Afukuri, (Kuikuro, Terra indígena Parque do Xingu, Mato Grosso) e Aldeia São João (Javaé, Terra indígena parque do Araguaia, Ilha do Bananal, Tocantins).


A equipe dos diretores Julia Vellutini e Wesley Rodrigues, da Zureta Filmes, partiu de São Paulo para as aldeias numa verdadeira travessia cultural em busca de histórias antigas por meio da interação e troca de experiências com os jovens indígenas.


“O projeto pretende contribuir no resgate de tradições, vivências e línguas indígenas, no sentido de preservar a cultura dos povos originários e, assim, dar mais um passo em direção ao conhecimento sobre quem somos, de onde viemos e como podemos caminhar para um futuro de mãos dadas com nossa história”, destaca Vellutini.


Além do link para assistir o filme no Vimeo, a plataforma digital traz um rico material de apoio para educadores que conta com ideias de atividades lúdico-pedagógicas para serem desenvolvidas em sala-de-aula, vídeos, receitas de alimentos indígenas e dicas de leitura sobre os povos originários brasileiros.


O projeto foi patrocinado pela Energisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania.





4 visualizações0 comentário
bottom of page