top of page
  • Educentro

Quando é necessário buscar ajuda profissional para o meu filho?

Fonte: Educentro

Nem sempre os pais e familiares têm certeza de quando devem procurar auxílio de um profissional para ajudar crianças e adolescentes com alguma dificuldade de aprendizagem ou de desempenho escolar.


Porém, existem determinados sintomas que podem servir como parâmetro para avaliação. Problemas de articulação da fala e aquisição lenta de vocabulário estão entre eles, assim como a inversão de letras, sílabas ou palavras no momento da escrita.


Também é necessário observar com atenção a leitura e escrita lenta para a idade e letra ilegível. A desorganização na página ao escrever pode indicar falta de orientação espacial.


Especialistas também alertam para os pais ficarem alertas quando houver muita dificuldade dos filhos para seguir rotinas e para se adaptarem à novas situações.


Falta de concentração, de atenção e de memória em geral refletem-se no atraso na entrega de trabalhos, desmotivação nos estudos, o que pode levar o aluno a ter notas baixas e até à repetência.


Em qualquer dos casos mencionados acima, o ideal é buscar uma avaliação de um psicólogo ou psicopedagogo. Um profissional habilitado saberá indicar qual o melhor atendimento de acordo as especificidades de cada paciente.


ORIENTAÇÃO PARA PAIS NO ESPAÇOSER em Alphaville.

Criado e elaborado pela Psicopedagoga Clínica e Mestre em Educação pela USP, Silvana Chatagnier Borges Perez e Luciana Chatagnier Borges Lauretti, Psicóloga Clínica e Terapeuta Cognitivo Comportamental.


Profissionais com ampla experiência em educação e na área clínica. As duas profissionais somam mais de 30 anos em sala de aula, coordenação pedagógica em escolas de Alphaville e vários anos em atendimento clínico.


Para mais informações, agende uma entrevista com Silvana ou Luciana.



3 visualizações0 comentário
bottom of page