top of page
  • Odontoblogia

Retração gengival ou recessão gengival: qual o tratamento?


Fonte: Odontoblogia


RETRAÇÃO GENGIVAL OU RECESSÃO GENGIVAL: O QUE É?

Gengiva saudável é primordial para o sucesso de qualquer tratamento odontológico, isto é fato. Por isso, na consulta inicial com o dentista uma observação cuidadosa é obrigatória. Uma das alterações mais comuns encontrada é a retração gengival.


A retração gengival ou recessão gengival é uma doença periodontal atrófica. Ocorre uma migração para apical (se afastando da coroa do dente) da gengiva decorrendo na exposição radicular (raiz exposta).


QUAIS AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS?

Podemos citar como fatores causais da retração gengival os seguintes fatores, por exemplo:

Acúmulo de placa bacteriana no dente provocando o processo inflamatório:

A higiene bucal completa (escova de dentes, fio dental e pasta fluoretada) é fundamental para prevenir a gengivite (sangramento da gengiva) eliminando e desorganizando a placa bacteriana que fica aderida aos dentes.

Fatores mecânicos devido ao trauma pela escovação: Pessoas que escovam os dentes com força demasiada e com escovas de dente com cerdas em péssimo estado de conservação. A superfície do dente é limpa e sem placa, mas a agressão mecânica acaba causando danos à gengiva;

Doença periodontal generalizada: Pacientes que por algum motivo descuidaram da higiene oral e das manutenções preventivas no dentista. Inicialmente ocorre o sangramento gengival (gengivite) e caso não ocorram as orientações devidas a inflamação afeta os tecidos de sustentação do dente causando a periodontite.

Traumas oclusais em determinados dentes:

Existem diferentes tipos de gengiva. Algumas pessoas possuem gengivas mais finas e delicadas que acabam se tornando mais suscetíveis ao problema após serem expostas aos fatores mencionados acima.

Uma das maiores queixas de pacientes com gengivas retraídas é a sensibilidade nos dentes. Tanto ao frio, calor ou ao toque.


COMO FAÇO PARA PREVENIR?

- Utilizar escovas com cerdas super macias (principalmente para pacientes com gengivas mais finas;

- Realizar uma escovação com calma, sem velocidade ou força excessivos independente do tipo de escova de dentes que utiliza;

- Procurar orientação odontológica para verificar se o dente que sofre com a retração está sofrendo trauma oclusal excessivo.


EXISTE TRATAMENTO PARA CORRIGIR A GENGIVA QUE RETRAIU?

Em alguns casos é possível a realização de tratamentos cirúrgicos para reposicionar a gengiva. Pode ser necessário realização de enxertos gengivais. Somente uma consulta com um periodontista e avaliação criteriosa para determinar se este tipo de tratamento pode ser realizado.


Dessa forma, o principal é se determinar o fator causal e se descoberta nas fases iniciais

prevenir sua evolução.


3 visualizações0 comentário
bottom of page