top of page
  • Afinando o Cérebro

Seu filho tem dificuldade em esperar pela vez de brincar ou falar?


Fonte: Afinando o Cérebro


Para algumas crianças pode ser difícil levantar a mão e aguardar sua vez de falar ou manter-se em uma brincadeira, dando espaço a outras crianças que também querem brincar. Em ambos os casos, a dificuldade pode estar relacionada a uma habilidade conhecida como controle inibitório.

É o controle inibitório que nos permite interromper determinado comportamento para iniciar outro mais adequado, além de controlar a atenção e os pensamentos. Essa habilidade faz com que consigamos mudar e escolher como reagir ou se comportar, em vez de ser guiado somente pelos hábitos e impulsos.

Essencial para o processo de adaptação comportamental, o processo inibitório pode ser considerado como a supressão de pensamentos, ações e emoções e é regulado por diversos componentes que integram as funções executivas.

Como as crianças estão em franco processo de desenvolvimento, manter o controle inibitório pode ser ainda mais difícil. Uma pesquisa realizada com 130 crianças de seis a oito anos de idade mostrou que para as menores os tempos de resposta são significativamente superiores e por isso ela cometeram mais erros quando comparadas às crianças maiores.

A boa notícia é que o controle inibitório pode ser estimulado e você pode aproveitar o momento das férias para treinar com seu filho, por meio de atividades e jogos específicos para esse fim. Experimente, por exemplo, preparar cartões com seu filho contendo desenhos de bocas e orelhas. Sempre que estiverem em uma conversa, quem estiver com o cartão da boca pode falar e quem estiver com o cartão da orelha precisa escutar e só pode voltar a falar quando pegar o cartão da boca novamente. Simples, não é mesmo?

Os jogos eletrônicos também podem ajudar. Na plataforma Afinando o Cérebro, os pais encontrarão diversas opções de jogos, desenvolvidos por especialistas, para a estimulação do controle inibitório.

Confira abaixo 7 atividades que selecionamos para você descobrir com seu filho:


Professor Descolado – O professor Descolado dá aulas de Matemática e sempre faz campeonatos com a turma toda. Seu filho fará parte desse campeonato respondendo a diversos desafios ao mesmo tempo em que treina as habilidades de velocidade do processamento, atenção e controle inibitório, entre outras.


Escrita Correta – Ajude nosso personagem a escrever as palavras corretamente. Além do controle inibitório, leitura, atenção visual e compreensão, o jogo também estimula a capacidade de decodificar e processar uma informação visual rapidamente.

Cores - Você terá dois minutos para finalizar cada nível e a cada erro o tempo diminui. Desafie a si mesmo e os amigos nessa corrida contra o tempo que irá melhorar também as habilidades de atenção seletiva, nomeação e leitura rápida. Caçadinha ao Tesouro – Seu filho precisará de muita atenção para vencer esse jogo, enquanto estimulas as habilidades de controle inibitório e memória operacional. Bolhas – Desenvolva habilidades de cálculo, planejamento de ação, organização de resposta, controle inibitório, atenção visual, figura fundo visual e raciocínio lógico em uma única atividade. Robôs – Uma divertida fábrica de robôs e a oportunidade de treinar memória, planejamento de ação, controle motor e, claro o controle inibitório em uma única atividade. Aliens – Seu filho parece distraído, desatento e tem dificuldade em controlar atos impulsivos? Esse jogo é para ele!


Viu quantas possibilidades de ajudar seu filho a exercitar a capacidade de esperar pela vez de falar ou brincar?



37 visualizações0 comentário
bottom of page