FAixa.JPG

Rita Lee: ‘Bichos não são objetos pessoais dos humanos, eles têm sentimentos como nós”.


Fonte: Revista Prosa e Verso


A cantora brilha em vários universos, além da música: dos livros, da moda, e, claro, a defesa dos animais, prioridade em sua vida


Que Rita Lee é rainha do rock brasileiro, ninguém pode negar. Que ela há mais de 50 anos alegra, diverte, provoca com sua graça, bom humor e irreverência, também não. Hoje, aos 73 anos, afastada dos shows desde 2012, ela continua brilhando em vários universos, além da música: dos livros, da moda, e, claro, a defesa dos animais, prioridade em sua vida.


Rita Lee já se aventurou no mundo dos livros antes, mas desta vez ela se voltou a uma das pautas mais importantes de sua vida: a causa animal. A cantora e compositora escreveu um livro infantil inspirado na história da ursa Rowena que, em 2018, ficou conhecida como “a ursa mais triste do mundo”.


Vítima de tráfico de animais, Rowena foi retirada da Sibéria e enviada ao Brasil, onde recebeu o nome de Marsha. Ela passou décadas sendo maltratada em circos e, depois, sobreviveu às altas temperaturas de Teresina, no Piauí, onde vivia em um zoológico.


O ambiente escaldante era inapropriado para um urso, que deveria morar em locais com temperaturas abaixo de zero. Marcha vivia triste e fazia movimentos repetitivos, comportamento típico de animais que foram treinados em circos.


Sua vida mudou quando, em 2018, a ativista e protetora Luisa Mell, associações e ONGs pelos direitos dos animais encabeçaram a transferência de Marsha para o Rancho dos Gnomos, um santuário no interior de São Paulo que tem a estrutura adequada para ser a morada da ursa, rebatizada de Rowena.


A emocionante história serviu de inspiração para Rita Lee escrever amiga ursa – uma história triste, mas com final feliz, lançado pelo selo Globinho, da Globo Livros. Na obra, Rita é uma das personagens. É ela, personificada na Vovó Ritinha, que conta a história. As ilustrações são de Guilherme Francini.


A obra quer tocar os pequenos leitores. Rita acredita que as crianças podem mudar o mundo. De maneira leve e divertida, ela aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente e, lógico, o respeito aos animais.

EspacoSER_Logo_Base circular1.png