top of page
  • A Mente é Maravilhosa

A personalidade divertida, os traços psicológicos que a definem.


Fonte: A Mente é Maravilhosa


A personalidade divertida não é ingênua ou despreocupada. Ela aprendeu a ver a vida a partir de outra perspectiva, uma perspectiva mais relaxada, com a qual pode tornar a vida cotidiana muito mais fácil para os outros. Todos poderíamos adotar algumas das suas características.


A vida é curta e às vezes excessivamente complicada. Você não sabe o que vai acontecer amanhã, e quando pensa que tem tudo sob controle, o destino chega – sempre caprichoso – e estraga tudo. O que fazer neste panorama caótico? Os cientistas são claros: uma maneira de obter saúde psicológica é desenvolver uma personalidade divertida.


Isso não é uma piada, nem uma ironia. Aplicar algumas pinceladas de senso de humor à nossa personalidade melhora o nosso espírito. Adotar uma certa flexibilidade mental, aplicar um pouco de ironia aos dias cinzentos e algumas gotas daquele entusiasmo que contagia os outros de alegria e positividade, longe de fazer mal, faz a gente se sentir bem.


Porém, como fazer isso? O que fazer se tivermos uma personalidade um tanto taciturna, introvertida ou até pouco social? Como desenvolver uma personalidade um pouco mais relaxada? A verdade é que pode ser difícil, mas todos nós nos beneficiaríamos com uma abordagem mais descontraída, brilhante e divertida. Vamos ver como.


Como é a personalidade divertida?

A personalidade divertida não é ingênua, não considera as coisas uma piada ou tende a cair fácil numa piada. Na verdade, estamos falando de um perfil que é tão interessante quanto brilhante.

Para começar, a pessoa alegre, luminosa em seu caráter e original em seu tratamento mostra sempre um notável brilho intelectual. Ou seja, na maioria dos casos, o senso de humor anda de mãos dadas com uma boa inteligência.


Não é fácil encontrar homens e mulheres que se valem desse delicado, mas preciso senso de humor que, longe de cair no escárnio ou na crítica, alegra verdadeiramente o coração.

Ter por perto alguém com essas características favorece o nosso bem-estar. Agora, quais características definem essa personalidade? Se quisermos aplicar ou imitar qualquer uma das suas características, o que devemos olhar?

Estas são as linhas de caráter que descrevem pessoas divertidas.


A personalidade saudável define quem sabe rir sem medo

Para descobrir a personalidade divertida podemos fazer um mapeamento através da teoria dos 5 grandes traços de acordo com Goldberg. Esse modelo ou taxonomia de traços da personalidade humana pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre esse perfil.


São pessoas extrovertidas, com muita energia, que gostam do convívio social e são, em geral, muito autênticas em tudo o que fazem, falam e sentem. Não têm vergonha, são espontâneas e muito habilidosas em aproveitar o aqui e o agora de forma descontraída.


Elas também mostram uma boa estabilidade emocional. Longe de cair no neuroticismo ou sentir excessivamente o peso da ansiedade ou preocupação, elas costumam lidar muito bem com esses estados.

Elas têm a mente muito aberta, gostam de aprender coisas novas, são inteligentes, criativas e adoram se conectar com diferentes pontos de vista.


Elas são diligentes, disciplinadas, corretas e muito educadas. A ideia de que diversão é sinônimo de caos não se encaixa na personalidade divertida. Quando a diversão anda de mãos dadas com o bem-estar, há ordem e equilíbrio.


A bondade é outra das suas características. Elas são empáticas e solidárias

Nesse caso, elas nunca usam um humor que machuca ou humilha.

Como desenvolver uma personalidade mais “divertida” para ganhar saúde psicológica


Temos consciência de que ser divertido, brilhante e habilidoso em conseguir sorrisos dos outros é uma arte que nem todos dominam. No entanto, a personalidade divertida possui múltiplas forças psicológicas que todos nós podemos integrar para nos sentirmos melhor.


Não é difícil, não significa mudar de caráter, mas sim aproveitar recursos e habilidades que nos permitirão nos sentires muito melhores e enfrentar o estresse diário com mais habilidade.

Como desenvolver as forças psicológicas da personalidade divertida?


Humor, criatividade e inteligência sempre andam de mãos dadas. Na verdade, trabalhos como os realizados na Universidade de Tel Aviv destacam como os ambientes de trabalho melhoram quando os funcionários trabalham sua criatividade e seu senso de humor. Uma coisa influencia a outra e vice-versa.


Portanto, a primeira maneira de desenvolver uma personalidade divertida é aplicando flexibilidade mental. Ser capaz de ver a realidade a partir de múltiplos prismas, ser original ao pensar, decidir e criar nos beneficiará de maneiras infinitas.


Outra maneira de ganhar em recursos mais abertos e relaxados é se concentrar no aqui e no agora. O que importa é o presente, o passado alimenta tristezas e ressentimentos e o olhar que só foca no futuro treme de ansiedade e preocupação. Vamos nos concentrar no agora.


Mude o diálogo interno, seja gentil consigo mesmo, aplique um filtro mais relaxado. Ser positivo não é ser ingênuo, mas saber o que merece e o que não merece nossa atenção, entender aquilo que é preciso resolver e aquilo que não tem solução.


Tente dar o melhor de si aos outros. Aprenda a levar sorrisos aos outros, a parar de se preocupar com o que eles vão dizer. Você vive muito melhor sendo autêntico, procurando conexão e não distância.


Para concluir, é verdade que ninguém pode mudar seu jeito de ser de de um dia para o outro. No entanto, facilitar as mudanças que favorecem o bem-estar psicológico é sempre uma boa ideia. Fazer isso não dói, muito pelo contrário…

3 visualizações0 comentário
bottom of page