top of page
  • A Mente é Maravilhosa

A promissora geração X: o que aconteceu com ela?


Fonte: A Mente é Maravilhosa


A geração X foi, para o seu tempo, o que os Millennials são para este: jovens imensamente preparados sem mercado de trabalho. O que aconteceu com eles?


O termo geração X tornou-se popular em sua época quando se referia ao segmento da população jovem, em torno dos 25 anos, com formação universitária. Além disso, esses jovens falavam várias línguas, haviam viajado e na época enfrentavam o período de início de carreira.


A geração X foi, para aquela época, o que a geração Millenial é para esta. Os X são filhos daqueles que viveram uma época de dificuldades. Seus pais se esforçaram muito para levá-los à faculdade e ter uma educação melhor.


Certamente, nunca houve tantos jovens com acesso ao ensino superior como no final do século XX.

Em todo o mundo, a chamada geração X ficou conhecida como a geração perdida ou a geração da apatia. O termo geração de Peter Pan também se tornou popular, provavelmente uma consequência dessa independência tardia.


O que a geração X viveu?

Essa geração é identificada como ‘X’, uma incógnita, o desconhecido. Isso porque os Xs tiveram que iniciar sua carreira profissional em um momento histórico de grandes incertezas e altas taxas de desemprego.

Eles nasceram mais de uma década após os felizardos baby boomers, de 1960 a 1980. Em seus anos mais jovens, eles foram o público-alvo do canal de televisão MTV. Eles foram os primeiros a jogar pinball.


As novas tecnologias – ainda muito rudimentares – começaram a configurar uma geração que já marcava o final do século e uma ruptura com o que existia até então.


Assim, a geração X foi a primeira a vivenciar a grande mudança tecnológica na própria pele. O fim da era analógica, o início da era digital e o advento da internet. Todas essas mudanças foram vivenciadas na idade adulta, quando os jovens não eram pequenos demais para ignorar os fatos, nem grandes demais para não serem tão afetados pelas mudanças.


Quando eram pequenos, usavam fitas cassete, iam à locadora e não se separavam do walkman. Ficaram maravilhados com a chegada do CD após serem usuários de disquetes.

Em suas casas, foi celebrada a compra dos primeiros desktops. Os X acompanharam o nascimento da internet e o uso do celular e foram os primeiros usuários das salas de chat.


Socialmente, esta geração também teve que testemunhar fenômenos mundiais. Nos anos 80 e início dos anos 90, vivenciaram o bombardeio do consumismo e algumas mudanças históricas no sistema político, como a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.


No calor da era da liberdade sexual e despreocupada, eles testemunharam a comoção que o aparecimento do vírus da AIDS acarretou.


Características atribuídas à geração X

1. Ambivalência tecnológica

Em geral, esta tem sido vista como uma geração que gosta de avanços tecnológicos. No entanto, há um setor entre eles que reluta em aderir à tecnologia.

Eles não perderam o gosto por comprar CDS nas lojas, muitas vezes comprando até vinil em vez de pagar e baixar online. Esta é uma geração que cresceu bem no meio da transição do analógico para o digital.

O vício em redes sociais não é alarmante neste segmento populacional. Eles não se esqueceram do prazer da conversa cara a cara e não precisam estar permanentemente conectados para estar vivos.


2. Eles formaram famílias mais tarde

Sabe-se que a idade média para sair de casa pela primeira vez passou de 23,9 anos na década de 80 para 31,7 anos em 2012. Um aumento de quase oito anos. Forçados pela realidade da sua situação financeira, eles demoraram mais para voar para fora do ninho da família.


3. Eles preferem morar juntos a se casar

Também contribuíram para o aumento da taxa de divórcios, que passou de 0,9 divórcios por mil habitantes em 2000 para 2,4 em 2012.


30 visualizações0 comentário
bottom of page