top of page
  • A Mente é Maravilhosa

As 5 funções do humor.

Fonte: A mente é maravilhosa

O humor desempenha um papel importante em todos os tipos de relacionamentos.

Em novos relacionamentos, pode ser uma ferramenta eficaz para criar vínculos e superar a vergonha.


Em relacionamentos estabelecidos, pode manter o entusiasmo e ajudar a resolver conflitos passados, desentendimentos e pequenos detalhes que podem se acumular

ao longo do tempo.


Compartilhar a alegria do humor cria uma sensação de intimidade e conexão entre as pessoas. Essas qualidades definem relacionamentos bem-sucedidos. Quando você ri com o outro, cria um vínculo positivo entre vocês dois. Essa união funciona como um amortecedor contra o estresse, desacordos, decepções e remendos negativos que se acumulam em um relacionamento.


“O humor não tem necessariamente de levar ao riso, ou mesmo ao sorriso,

o humor cumpre a sua tarefa ‘apenas’ mostrando-nos que as coisas podem ser vistas de formas muito diferentes do habitual, porque se algo atinge o humor

é nos separar da rotina e agir como um guia para lugares nunca suspeitos”.

-Anjo R. Idígoras-


O poder social do humor

O humor pode ajudar a formar um vínculo mais forte com outras pessoas. Saúde

e felicidade dependem, em grande parte, da qualidade dos relacionamentos.

E o riso une as pessoas.


O humor também serve para suavizar diferenças e dissipar tensões. Na verdade, usá-lo geralmente ajuda a resolver até os problemas mais delicados. Por outro lado, uma piada oportuna pode ajudar a acalmar uma situação tensa e ajudar a resolver desentendimentos e pequenos conflitos.


Por outro lado, o humor pode ajudar a superar problemas e contratempos e colocar

as coisas em perspectiva. É a chave para a resiliência, pois ajuda a enfrentar as dificuldades com calma. A maioria das situações não é tão sombria se você olhar para elas de um ponto de vista lúdico. Isso ajuda a reformular questões que, de outra forma, poderiam parecer avassaladoras.

Finalmente, deve-se notar que nos ajuda a ser mais criativos. Ele energiza o pensamento e pode inspirar soluções criativas para problemas entre as pessoas.


“O humor é a manifestação mais elevada dos mecanismos

de adaptação do indivíduo.”

–Sigmund Freud–


As funções do humor, segundo Avner Ziv

As principais funções do humor, tanto pessoais quanto sociais, foram resumidas por Avner Ziv em seu livro Personalidade e senso de humor (1984) da seguinte forma:


1. Válvula de segurança para tabus sociais

O humor fornece uma saída para a expressão do pensamento tabu, especialmente em questões relacionadas ao sexo e à violência. Essas são necessidades e tendências naturais que precisam ser reguladas socialmente, mas a supressão total não é realista.

Da mesma forma que assistir ou participar de uma luta de boxe oferece uma saída socialmente aceitável para impulsos agressivos, o humor é uma forma de liberação controlada de impulsos que são uma ameaça potencial à sociedade civilizada.


2. Críticas sociais

Segundo David L. Paletz, a sátira é uma forma de humor em que as instituições sociais

e políticas, os indivíduos são ridicularizados e humanizados. Isso pode ser simplesmente um meio de liberar a tensão e, assim, apoiar o status quo ou pode levar

a mudanças no sistema.

Dado que a frustração é uma das principais causas da agressão, não surpreende que as pessoas que frustram nossos objetivos e prazeres sejam os principais alvos do humor (por exemplo, juízes, policiais, funcionários do governo, pais, professores ou qualquer outra pessoa com autoridade).


3. Consolidação da participação em um grupo

Quando as pessoas riem das piadas dos outros, estão afirmando valores ou preconceitos comuns, compartilhando atitudes ou validando hostilidades.

O reconhecimento de que outras pessoas pensam da mesma forma que nós

e compartilham nossos problemas e experiências é uma importante

fonte de prazer humorístico.

Ao mesmo tempo, o aspecto de vitimização do humor é uma das razões pelas quais

ele pode facilmente se tornar ofensivo. Embora também possa ser uma forma de aproximar os membros do grupo a um nível compatível com as normas do grupo.


4. Defesa contra o medo e a ansiedade

Ao rir das coisas que nos assustam, sentimos que as temos sob controle e que são menos ameaçadoras. Nesse sentido, certas piadas sobre funcionam como mecanismo de defesa.

Aqui se encaixa muito bem a figura de “rir de si mesmo”, o que também pode ser adaptativo


5. Jogo intelectual

O humor também pode ser principalmente intelectual.

Dá-nos liberdade momentânea da tirania do pensamento lógico. Ele permite-nos sair dos limites da realidade e desfrutar da nossa capacidade de originalidade e criatividade.

Qualquer análise que ignore essa função mais avançada e humana do humor está destinada a ser limitada.



6 visualizações0 comentário
bottom of page